O Pastor Responde
Os Tímidos Não Herdarão o Reino dos Céus

 Publicado em:  16/4/2008 


Os Tímidos Não Herdarão o Reino dos Céus


Pergunta:

Olá Pastor estou aqui de novo! Gostaria de entender melhor a passagem que diz: "os tímidos não herdarão o reino dos céus" Será isso mesmo? Tenho dúvidas! – Luiz Alberto dos Santos.


Resposta:

Em primeiro lugar, é bom vê-lo aqui de novo; por favor, haja sempre desta maneira: Se tiver dúvidas, nos envie!

Quanto ao texto a que você se refere, ele diz o seguinte: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre: a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21:8, ARA: Almeida Revista e Atualizada).

É fácil resolver e entender, também, essa questão. A palavra “problema” aparece como “covardes” na versão acima (ARA) e já na VAR (Versão Almeida Revisada), mais antiga, aparece como “medrosos”.

Numa outra versão ela aparece como “tímidos”; mas, como você já pôde perceber, essa não é a melhor palavra para expressar aquilo que João está afirmando – com base nas revelações que teve que resultaram no Apocalipse.

Se a referência fosse, realmente, aos “tímidos”, coitadas daquelas pessoas que – por natureza – são introvertidas!!! Estariam, assim, condenadas ao fogo eterno pelo simples fato de terem nascido “caladinhas” e/ou do tipo retraído... Pobre do Melancton – que foi o braço direito de Martinho Lutero, trabalhando nos bastidores – e das pessoas do tipo retraído que nem ele!!!

Felizmente, a referência aí é aos “covardes” – como reza na Bíblia de Jerusalém. Nesse caso, como lembra C. Mervyn Maxwell: “Também será esta a sorte daqueles ‘covardes’ que se envergonham em admitir que são cristãos, que temem tomar posição clara em favor do que sabem ser o correto. Todas estes perderão as glórias da Terra renovada”. – Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse, pág. 532.

O Comentário Bíblico Adventista afirma o seguinte a esse respeito: “A palavra é sempre usada com o sentido de covardia ou timidez sem razão. [...] Em todos esses casos, o significado básico é covardia. Muitos não triunfam na luta espiritual devido à sua covardia e fraqueza moral; se dão por vencidos no tempo de prova”. – Comentário Bíblico Adventista del Séptimo Dia, vol. 7, pág. 903.

Portanto, fique tranqüilo! Se você está mais para “coruja” do que para “papagaio”; se você é do tipo melancólico e não do tipo sangüíneo (que nem eu...), não se desespere!!! Não há nenhum problema em ser qualquer um desses ou mesmo ter como predominante os outros: colérico ou fleumático... Só não podemos é ser covardes: Deixar de testemunhar “de” e “por” Jesus!

 

IMPRIMIR PÁGINA | FECHAR PÁGINA