Estudo 2

 

 

O Estudo das Escrituras

 

 

 

1. Que conselho dá o profeta Isaías, referente às Escrituras?

"Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas criaturas falhará." Isa. 34:16.

 

 

2. Por que foram louvados os bereanos?

"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim!' Atos 17:11.

 

"Se a Palavra de Deus fosse estudada como deveria ser", diz moderno estudante das Escrituras, "os homens teriam uma largueza de espírito, uma nobreza de caráter e firmeza de propósito que raro se vêem nestes tempos. Bem pouco benefício, porém, se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e contudo deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estuda até que seu sentido seja claro ao espírito, e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhuma instrução positiva."

 

 

3. Que comparação indica que algumas porções da Palavra de Deus são mais difíceis de ser compreendidas que outras?

"Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido." Heb. 5:12.

 

 

4. De que modo é melhor explicada esta comparação?

"Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." Heb. 5:13 e 14.

 

 

5. Que escritos são especificamente mencionados como contendo pontos difíceis de entender?

"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles." II S. Ped. 3:16 e 17.

 

Algumas passagens são demasiado claras, para serem mal-interpretadas, enquanto a significação de outras não pode ser prontamente descoberta. Para se obter pleno conhecimento de qualquer verdade bíblica, deve ser comparada passagem com passagem, e haver "cuidadoso exame e reflexão, acompanhados de oração". Mas todo estudo feito desta maneira será largamente recompensado.

 

 

6. Quem somente compreende as coisas de Deus?

"Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? assim tam¬bém as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus!' I Cor. 2:11.

 

 

7. De que maneira desvenda o Espírito os tesouros ocultos da verdade?

"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus!' I Cor. 2:10.

 

 

8. Qual é um propósito por que foi enviado o Espírito Santo?

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito!' S. João 14:26.

 

 

9. Por que não pode o homem natural aprender as coisas do Espírito?

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucuras; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente!' I Cor. 2:14.

 

 

10.  Por qual esclarecimento espiritual todos deveriam orar?

"Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei." Sal. 119:18.

 

 

11. Por que dom espiritual orava o apóstolo S. Paulo?

"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de reve¬lação no pleno conhecimento dEle!' Efés. 1:17.

 

 

12. Sob quais condições é prometida a compreensão das coisas divinas?

"E se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Se¬nhor, e acharás o conhecimento de Deus." Prov. 2:3-5.

 

 

13. Que grande bênção conferiu Cristo aos Seus discípulos depois da ressurreição?

"Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." S. Luc. 24:45.

 

 

14. O que é prometido para quem está disposto a fazer a vontade de Deus?

"Se alguém quiser fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se Eu falo por Mim mesmo." S. João 7:17.

 

15.  Como repreendeu Cristo aqueles que, embora conhecessem as Escrituras, deixavam de compreendê-las?

"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus!' S. Mat. 22:29.

 

 

16.  O que podem as Escrituras fazer pelo que nelas crê?

"E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus!' II Tim. 3:15.

 

 

17.  Quando perguntado por um doutor da lei quanto às condições para herdar a vida eterna, para que lhe chamou Jesus a atenção?

"Então Jesus lhe perguntou: Que está escrito na lei? Como interpretas?" S. Luc. 10:26.

 

 

18. Sobre quem pronunciou Jesus a bem-aventurança?

"Ele, porém, respondeu: Antes bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" S. Luc. 11:28.

 

 

19.  Que disse Cristo sobre o livro de Daniel?

"Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê, entenda)!' S. Mat. 24:15.

 

 

20.  Que outro livro da Escritura Sagrada é especialmente recomendado ao nosso estudo?

"Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia [o livro de Apocalipse], e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo." Apoc. 1:3.